quarta-feira, 21 de setembro de 2022

9 - Ludicidade e atividades lúdicas

 Cipriano Luckesi

21/09/2022

 

Através do texto que se segue, desejamos compartilhar com todos os leitores deste BLOG que dentro de alguns dias, no decurso da primeira metade do mês de outubro próximo, a CORTEZ EDITORA, SP., estará partilhando com todos os interessados o mais recente livro de nossa autoria, intitulado Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais e proposições. O livro trata da fenomenologia da ludicidade e do seu significado na vida humana e na educação.

 

As temáticas abordadas nesse referido livro são:

Capítulo 1 - Compreendendo o conceito de ludicidade;

Capítulo 2 - Ludicidade no espectro das áreas de conhecimento;

Capítulo 3 - Atividades lúdicas e sua função no desenvolvimento do ser humano;

Capítulo 4 - Atividades lúdicas e a restauração do equilíbrio entre as camadas embrionárias constitutivas do ser humano;

Capítulo 5 - Ludicidade e vida cotidiana na prática educativa;

Capítulo 6 - Sobre o brincar;

Capítulo 7 - Ludopedagogia: programa de estudos;

Capítulo 8 - Bibliografia geral;

Considerações finais;

Anexos - I, II e III

 

Brevemente, o leitor poderá ter em mãos o livro acima referenciado, no qual se encontra um estudo a respeito do fenômeno da ludicidade, cujos focos de atenção são:

(1) o que é ludicidade;

(2) a identificação do lugar teórico da ludicidade entre os diversos campos do conhecimento humano;

(3) o papel e o significado das atividades lúdicas no desenvolvimento do ser humano;

(4) as atividades lúdicas como recursos que subsidiam a restauração do equilíbrio neuropsicológico do ser humano no decurso da vida;

(5) o papel da ludicidade na vida humana;

(6) uma abordagem sobre o significado do ato de brincar;

(7) a proposta de uma programa de estudos a respeito da temática da ludicidade; programa nascido de experiências de ensino universitário a respeito dessa temática;

(8) a apresentação de uma bibliografia geral sobre a temática da ludicidade organizada alfabeticamente segundo os sobrenomes dos autores;

(9) apresentação de algumas considerações finais a respeito da temática da ludicidade;

(10) e, finalmente, a partilha de três programa de ensino sobre a temática da ludicidade, que foram praticados pelo autor em suas atividades de ensino na Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.

 

Outrossim, comunicamos a todos os leitores, que a ludicidade é compreendida ao longo do texto desse referido livro como um modo de ser do próprio ser humano. O brincar é incluído no seio das atividades lúdicas, porém importa estarmos cientes de que a ludicidade é um estado psicológico interno do ser humano que, ao mesmo tempo, integra e vai para além do brincar. Ludicidade tem a ver com um estado interno de realização, de bem-estar e de alegria do ser humano. Essa é a abordagem central do meu novo livro que, através da disponibilidade e da decisão da Cortez Editora de publicá-lo, todos poderão ter acesso ao mesmo.

 

Como autor do texto acima referenciado, que brevemente estará publicado pela CORTEZ EDITORA, São Paulo, desejamos boas leituras e bons estudos a todos os leitores interessados na temática da ludicidade.

 





Um comentário:

  1. Menos para comentar a postagem, mais para agradecer ao senhor professor, por tanta luz que nos irradia a partir de sua obra e feitos. Muito obrigado mesmo. Um abraço, Arnaldo V. Carvalho

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