Cipriano Luckesi
21/09/2022
Através do texto que se segue, desejamos compartilhar com
todos os leitores deste BLOG que dentro de alguns dias, no decurso da primeira
metade do mês de outubro próximo, a CORTEZ EDITORA, SP., estará partilhando com
todos os interessados o mais recente livro de nossa autoria, intitulado Ludicidade
e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais e
proposições. O livro trata da fenomenologia da ludicidade e do seu
significado na vida humana e na educação.
As temáticas abordadas nesse referido livro são:
Capítulo 1 - Compreendendo o conceito de ludicidade;
Capítulo 2 - Ludicidade no espectro das áreas de
conhecimento;
Capítulo 3 -
Atividades lúdicas e sua função no desenvolvimento do ser humano;
Capítulo 4 -
Atividades lúdicas e a restauração do equilíbrio entre as camadas embrionárias
constitutivas do ser humano;
Capítulo 5 -
Ludicidade e vida cotidiana na prática educativa;
Capítulo 6 -
Sobre o brincar;
Capítulo 7 -
Ludopedagogia: programa de estudos;
Capítulo 8 -
Bibliografia geral;
Considerações
finais;
Anexos - I,
II e III
Brevemente, o leitor poderá ter em mãos o livro acima
referenciado, no qual se encontra um estudo a respeito do fenômeno da ludicidade,
cujos focos de atenção são:
(1) o que é ludicidade;
(2) a identificação do lugar teórico da ludicidade entre os
diversos campos do conhecimento humano;
(3) o papel e o significado das atividades lúdicas no
desenvolvimento do ser humano;
(4) as atividades lúdicas como recursos que subsidiam a
restauração do equilíbrio neuropsicológico do ser humano no decurso da vida;
(5) o papel da ludicidade na vida humana;
(6) uma abordagem sobre o significado do ato de brincar;
(7) a proposta de uma programa de estudos a respeito da
temática da ludicidade; programa nascido de experiências de ensino
universitário a respeito dessa temática;
(8) a apresentação de uma bibliografia geral sobre a temática
da ludicidade organizada alfabeticamente segundo os sobrenomes dos autores;
(9) apresentação de algumas considerações finais a respeito
da temática da ludicidade;
(10) e, finalmente, a partilha de três programa de ensino
sobre a temática da ludicidade, que foram praticados pelo autor em suas atividades
de ensino na Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação, Universidade
Federal da Bahia.
Outrossim, comunicamos a todos os leitores, que a ludicidade
é compreendida ao longo do texto desse referido livro como um modo de ser do
próprio ser humano. O brincar é incluído no seio das atividades lúdicas, porém
importa estarmos cientes de que a ludicidade é um estado psicológico interno do
ser humano que, ao mesmo tempo, integra e vai para além do brincar. Ludicidade
tem a ver com um estado interno de realização, de bem-estar e de alegria do ser
humano. Essa é a abordagem central do meu novo livro que, através da disponibilidade
e da decisão da Cortez Editora de publicá-lo, todos poderão ter acesso ao mesmo.
Como autor do texto acima referenciado, que brevemente estará
publicado pela CORTEZ EDITORA, São Paulo, desejamos boas leituras e bons
estudos a todos os leitores interessados na temática da ludicidade.
Menos para comentar a postagem, mais para agradecer ao senhor professor, por tanta luz que nos irradia a partir de sua obra e feitos. Muito obrigado mesmo. Um abraço, Arnaldo V. Carvalho
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