Observação – As
indicações bibliográficas que se seguem se encontram em texto publicado Cadernos de Pesquisa do Núcleo de
Filosofia e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação,
FACED/UFBA, vol. 3, n.1, 1999, p.114-131. Para esta postagem, somente a
indicação bibliográfica que consta do referido texto.
Entre os anos de 1998 e 2010, ofereci na
Pós-Graduação em Educação, três disciplinas optativas, tratando de questões
relativas à ludicidade, reiniciando o ciclo a cada três semestres, sempre praticando
aulas teórico-vivenciais:
Ludopedagogia I (um semestre de aulas) ---
atividades lúdicas e desenvolvimento psicológico do ser humano;
Ludopedagogia II (um semestre de aulas) ---
atividades lúdicas, compreensão e integração sociocultural do ser humano;
Ludopedagogia III (um semestre de aulas) ---
atividades lúdicas e prática educativa.
Deste modo, estariam sendo atendidas as
três grandes áreas de formação e atuação do educador, que coloca a ludicidade
como seu centro de atenção na prática educativa.
Em Ludopedagogia I, estudava-se o
desenvolvimento psicológico do ser humano, da infância à maturidade,
compreendendo os processos psicossomáticos e sociais dessa longa trajetória,
seja sob a ótica individual ou coletiva.
Suporte teórico utilizado para essa
disciplina: Sigmund Freud, Melanie Klein, D.W. Winnicott, Bruno Betelheim,
André Lapierre, Arminda Aberastury, Ken Wilber, Jéan Piaget, Henri Wallon.
Esses autores não eram estudados especificamente como autores isolados, mas
todos eles nos forneciam subsídios para a compreensão do ser humano que pode e
deve se desenvolver ludicamente.
Em Ludopedagogia II, estudamos o
ser humano na sua experiência sociocultural. Essa disciplina tinha por objetivo
propiciar aos estudantes compreender as atividades lúdicas em suas raízes históricosociais.
Para esse estudo, foram utilizadas as
contribuições de autores tais como: John Huizinga, com sua filosofia da cultura; Carlos Cossio, com
sua teoria dos objetos culturais; Marx e Engels, com sua compreensão de que o
ser humano se constitui pela ação (trabalho); Philipe Ariès, com seus estudos
sobre a história do brinquedo; Walter Benjamin, com suas investigações
histórico-sociais sobre o brincar e os brinquedos; Giles Brougère, com seus
estudos sociológicos sobre o brincar; Tizuko Morchida Kishimoto, com seus
estudos sobre os jogos infantis no Brasil; Câmara Cascudo, com suas
investigações socioculturais sobre as atividade folclóricas no Brasil,
incluindo aí brinquedos e brincares; Gilberto Freire, com seus estudos sobre
nossas heranças étnicas e socioculturais.
Em Ludopedagogia III, demos
ênfase à prática educativa em si e, então, estudamos o educador, o educando e
as atividades lúdicas como atividades educativas.
Para esses estudos, servimo-nos de
conhecimentos provenientes de Freud, Wilhelm Reich, David Boadella, Paulo
Freire, Stanley Keleman, Jéan Piaget, Jéan Chateau, Henri Wallon e outros,
especialmente voltados para o estudo das atividades lúdicas. Servimo-nos também
de David Boadella, Stanley Keleman, Jéan Piaget e Henri Wallon que nos ofereceram
excelentes estudos sobre o educando e seu processo de desenvolvimento.
A seguir, indico a bibliografia geral
que serviu de base para os estudos, acima especificados.
Para a disciplina Ludopedagogia I,
foi utilizada a bibliografia que se segue. Não fora levada em consideração as diferenças
entre os autores, mas sim as semelhanças. Essa disciplina estava centrada em
três focos de abordagem do desenvolvimento lúdico: psicoafetivo, psicomotor,
cognitivo.
Para a abordagem do aspecto psicoafetivo,
foi utilizada a seguinte bilbiografia:
ABERASTURY, Arminda, A criança e seus jogos, 2ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas;
________, Psicanálise
da criança: teoria e prática, Porto Alegre, Artes Médicas;
BETTELHEIM, Bruno, Uma vida para seu filho: pais bons o bastante, Rio de Janeiro, Ed. Campus;
FREUD, Sigmund, Edição Standart das Obras Completas de Sigmund Freud, Rio de
Janeiro, Imago Editora;
KLEIN, Melanie, Obras Completas de Melanie Klein, Rio de Janeiro, Imago Editora,
volumes I, II, III, IV;
RODULFO, Ricardo, O Brincar e o significante: um estudo psicanalítico sobre a
constituição precoce, Porto Alegre, Artes Médicas;
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade, Rio de Janeiro, Imago, 1975.
Para o foco do desenvolvimento psicomotor:
LAPIERRE, André e AUCOUTURIER, Bernard, Fantasmas corporais e prática psicomotora, São
Paulo, Editora Manole;
__________, A simbologia do movimento, Porto Alegre, Artes Médicas;
_________, Bruno: psicomotricidade e terapia, Porto Alegre, Artes Médicas;
LAPIERRE, André, Psicanálise e Análise corporal da relação: semelhanças e diferenças,
São Paulo, Editora Lovise;
LEBOULCH, J., Rumo para uma ciência do movimento humano, Porto Alegre, Artes
Médicas;
_______, O
desenvolvimento psicomotor (0 a 6 anos), Porto Alegre, Artes Médicas;
_______, A
educação psicomotora, Porto Alegre, Artes Médicas.
Para o foco do desenvolvimento
cognitivo:
PIAGET, Jéan, A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e
representação, 2ª ed. Rio de Janeiro, Zahar;
______, O Juízo Moral
na criança,
São Paulo, Summus Editorial;
Henri Wallon, As origens do pensamento na criança, São Paulo, Editora Manole;
______, As
origens do caráter na criança, São Paulo, DIFEL
Obras gerais sobre o brinquedo e o
desenvolvimento do ser humano, que serviram de suporte para esse estudo do temaforam:
BOMTEMPO, et alli, Psicologia do brinquedo, São Paulo, EDU, São Paulo: Nova Stella;
ELKONIN, D. D., Psicologia do Jogo, São Paulo, Livraria Martins Fontes;
LEBOVICI, S. e DIATKINE, R., Significado e Função do Brinquedo na
Criança, 3ª edição, Porto Alegre, Artes Médicas.
Para a disciplina Ludopedagogia II,
foi utilizada a bibliografia que se segue, com o objetivo de configurar algumas
categorias socioculturais que auxiliam a investigar e utilizar os brincares e
brinquedos:
BROUGÈRE, Gilles, Brinquedo e cultura, São Paulo, Cortez;
_____, Jogo e Educação, Porto Alegre, Artes Médicas;
COSSIO, Carlos, La teoria egologica del derecho, Buenos Aires, Espasa-Calpe (ver
exclusivamente a teoria dos objetos);
Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política, São
Paulo, Brasiliense;
HUIZINGA, Johan, Homo Ludens, São Paulo,
Perspectiva;
OLIVEIRA, Paulo S., O que é brinquedo, São Paulo, Brasiliense, 1º passos.
Para história do brinquedo e heranças socioculturais
ARIÈS, Philipe, História social da criança e da família, Rio de Janeiro, Editora
Guanabara;
AZEVEDO, Fernando de, A cultura brasileira, São Paulo, Cia. Editora Nacional;
CASCUDO, Luís da Câmara, Dicionário de folclore brasileiro, São Paulo, Editora da
Universidade de São Paulo;
Benjamin, W, Reflexões: a criança, o brinquedo, a
educação, São Paulo, Summus;
OLIVEEIRA, Paulo S., Os
melhores jogos do mundo, São Paulo, Ed. Abril;
_____, Brinquedos. Indústria Cultural, Petrópolis, Vozes;
KISHIMOTO, Tizuko M., O jogo e a Educação infantil,
São Paulo, Pioneira;
____, Jogos
Tradicionais Infantis, Petrópolis,
Vozes;
RODRIGUES, Ana Augusta, Rodas, Brincadeiras e Costume, Rio de Janeiro, Funarte - Pró
Memória, MEC.
Nesse contexto, importa ter presente que
as atividades lúdicas do passado devem ser vivenciadas, ressignificando-as no
presente, através da experiência simbólica. Assim, por exemplo, a brincadeira
dos "Quatro cantinhos" (que tem uma outra versão, com outras
qualidades educativas, intitulada de "Coelhinho na toca"), do lado
histórico-social, representa a caça primitiva, mas, no presente, trabalha psicossocialmente
a possibilidade e a aprendizagem da utilização do espaço e o confronto com os
seus perigos. Aprender a administrá-los no nível simbólico é o caminho para
aprender a conviver com eles no mundo real.
A disciplina Ludopedagogia III
centrava-se na educação lúdica, em termos de trabalhar a relação educador-educando,
no exercício de uma educação lúdica propriamente dita. Então, aqui, estudávamos:
o educador, o educando, as práticas educativas lúdicas.
Para compreender o educador e seu papel
nos utilizávamos do seguinte material bibliográfico:
BOADELLA, David, Correntes da vida: introdução à Biossíntese, São Paulo, Summus
Editorial;
BETELHEIM, Bruno, A fortaleza Vazia, São Paulo, Livraria Martins Fontes; FREIRE,
Paulo, Extensão ou comunicação, Rio
de Janeiro, Ed. Paz e Terra;
______, Pedagogia
do oprimido, Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra
OBS - Também os textos originários da
psicologia e da psicoterapia nos permitiam fazer pontes para a prática
educativa.
Para compreender o educando,
especialmente, na perspectiva, que integra corpo, emoção (sentimento) e razão,
nos utilizamos dos seguintes estudos:
BOADELLA, David, Correntes da Vida, op. cit.;
KELEMAN, Stanley, Anatomia emocional, São Paulo, Summus Editorial;
________, Amor
e vínculos: uma visão somático-emocional, São Paulo, Summus Editorial;
_______, Padrões
de distresse, São Paulo, Summus Editorial;
Wilhelm Reich, A função do orgasmo, São Paulo, Editora Brasiliense;
_______, "A linguagem expressiva da
vida", em Análise do Caráter,
São Paulo, Liv. Martins Fontes.
Para o tema da prática lúdica da
educação, utilizamos os textos que se seguem. Neles estão estudos
teórico-práticos sobre o uso de atividades lúdicas na prática pedagógica:
AZEVEDO, Maria Verônica Rezende de, Jogando e Construindo Matemática, São
Paulo, Ed. Unidas;
AGOSTINI, Franco, Juegos de Lógica e Matemáticas, Madri, Ed. Piramide S. A.;
CHATEAU, Jéan, O Jogo e a Criança, São Paulo, Summus;
COSTA, Eneida Elisa Mello, O Jogo com Regras e a Construção do Pensamento Operatório,
São Paulo, IPUSP, 1991 (Tese de Doutorado);
KAMMI, Constance e DEVRIES, Rheta, Jogos em grupo na Educação Infantil:
Implicações da teoria de Piaget, São Paulo, Trajetória Cultural, 1991;;
ROSA, Adriana P. e NÍSIO, Josiane di, Atividades lúdicas: sua importância na
alfabetização, Curitiba, Juruá Editora;
ROSAMILHA, Nelson. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil, São Paulo, Pioneira,
1979;
WAJSKOP, Gisela. Brincar
na pré-escola, São Paulo, Cortez, 1995;
WASSERMAN, Selma, Brincadeiras sérias na Escola Primária, Lisboa, Instituto Piaget.
Foram utilizados outros textos, contendo,
de maneira predominante, catálogos de jogos e brinquedos:
ALLUÉ, Joseph M, O Grande Livro dos Jogos, Belo Horizonte, Editora Leitura, 1999;
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes (Coor.) Quem canta seus males espanta, São
Paulo, Editora Caramelo;
BRANDÃO, Helina e Froeseler, Maria das
Graças, O livro dos jogos e das
brincadeiras para todas as idades, Belo Horizonte, Editora Leitura;
BRENELLI, Rosely Palermo, O jogo como espaço para pensar: a construção
de noções lógicas e aritméticas,
Campinas, São Paulo, Papirus;
BROICH, Josef, Jogos para crianças: mais de cem brincadeiras com movimento, tensão e
ação, São Paulo, Edições Loyola;
HOLZMANN, Maria Eneida F., Jogar é preciso, Jogos espontâneo-criativos
para famílias e grupos, Porto Alegre, Artes Médicas;
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus; ROSA, Sanny S. da, Brincar, conhecer, ensinar, São Paulo,
Cortez Editora;
TUTTLE, Cheryl Gerson, PAQUETE, Penny. Invente jogos para brincar com seus filhos.
3ª ed. São Paulo: Loyola.
Concluindo, espero, com este texto,
estar partilhando com os leitores interessados no tema da Ludopedagogia um
possível caminho de estudos e aprendizagens, seja no que se refere à investigação,
à formação pessoal, como também dos estudantes no seio da educação lúdica.
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